Tipos de cenários

Ricardo Pizzotti

Uma estrutura cenográfica tem diferentes peculiaridades que funcionam como modelos dentro de cada gênero. O estilo vai depender da visão do diretor, do espaço físico e do orçamento.


Podemos dividir os cenários em cinco categorias básicas:

1.    Neutro
Cenário sem nenhuma profundidade com fundo neutro, em geral na cor azul ou preta, construído com pano, rotunda ou ciclorama. Utilizado em programas de debates políticos e para pronunciamentos e comunicados oficiais. Esse tipo de cenário custa pouco, é fácil de montar e dá destaque à pessoa que está no foco.

Aprenda cenografia
Cenografia

Ciclorama
Fundo de estúdio de cor neutra, feito de lona, musselina ou material que fique com cantos e emendas não visíveis. Normalmente curvo e na linha do chão, cria a ilusão de fundo infinito e também pode ser usado para projetar tonalidades de luz que possibilitam a criação de efeitos de céu ou de infinito ou sua integração no cenário. O ciclorama é um fundo simples e versátil. Ele pode ser fixo ou móvel e ocupar toda a área ao fundo.

2. Reprodução
Cenário que reproduz um lugar exatamente como ele é. É o mais caro de ser montado, pois requer muitos detalhes e precisão para parecer real em diferentes ângulos de câmera. Às vezes, são construídas ruas inteiras, diversos cômodos de uma casa e até mesmo cidades cenográficas. É normalmente usado em novelas.

3. Representativo
É aquele que representa e dá apoio ao programa. Programas educativos e jornalísticos usam esse tipo de cenário. Um programa jornalístico, por exemplo, pode mostrar o apresentador em primeiro plano com a redação atrás ou uma imagem da notícia em chromakey.
Programas de esportes, de concursos e de jogos também utilizam esse recurso.

4. Simbólico
É aquele que sugere um lugar sem incluir todos os detalhes. Por exemplo, a sombra de barras projetadas atrás de uma pessoa sugere que ela está em uma cela; um vitral ao fundo, que ela está em uma igreja.

5. Fantasia ou futurista
Tipo de cenário abstrato e estilizado, às vezes deliberadamente, com a realidade distorcida.  Normalmente é um cenário virtual gerado por computador.

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti