Como segurar a câmera de vídeo

Instruções para segurar corretamente uma câmera 

Ricardo Pizzotti

A estabilidade da imagem é uma das principais condições para uma boa gravação. A movimentação deve ocorrer na frente da câmera e não com ela. Um bom vídeo depende de uma câmera firme e bem segura. Como nem sempre é possível o uso de tripé ou outro tipo de estabilizador, como é feito nos estúdios de televisão, algumas técnicas são importantes para empunhar uma câmera, minimizando suas vibrações.

 

As câmeras modernas, fabricadas com alta tecnologia, são muito pequenas, algumas do tamanho da palma da mão, o que traz vantagens no transporte, mas torna mais difícil conseguir imagens estáveis. Elas são seguradas em frente ao rosto e não apoiadas no ombro, o que dificulta a estabilidade da imagem.

 

Vamos dar aqui algumas dicas de como segurar a câmera para obter boas imagens e dar mais profissionalismo a suas gravações.

 

  • Procure sempre que possível segurar a câmera com as duas mãos e com os cotovelos junto ao corpo. Os balanços serão bastante reduzidos se você mantiver as pernas abertas ou se apoiar em algo firme como uma parede ou cadeira. A posição depende do tipo de câmera e de como se pretende fazer a tomada.

 

  • Limite os movimentos e, quando for necessário, execute-os lentamente de maneira firme e o mais "naturalmente" possível.

 

  • Antes de gravar, veja exatamente o que vai fazer para não ficar procurando um enquadramento com a câmera ligada. Planeje antes de gravar para fazer com que a tomada tenha  começo e fim claros.

 

  • As filmagens ficarão mais estáveis se gravadas em grande-angular. Quanto maior o zoom, menos estabilidade se terá. Com a objetiva na posição tele, procure usar um tripé ou outro tipo de estabilizador. 

 

  • Se for fazer uma panorâmica, enquadre e posicione o corpo e as pernas de frente para o final do movimento. Vire o tronco para o início da panorâmica e comece a gravar movimentando só o tronco, sem tirar as pernas do lugar. Lembre-se de executar tudo suavemente, sem “soquinhos”.

Câmera de vídeo

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

clique aqui

Produção de televisão

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti