Resolução visual em sistemas de televisão

Ricardo Pizzotti

A resolução é uma medida da capacidade de um equipamento de vídeo de reproduzir detalhes da imagem. Em qualquer imagem eletrônica, ela é definida normalmente pelo aparelho que a exibe. No computador, a resolução é expressa pelo número de pixels horizontais multiplicado pelo número de pixels verticais presentes na imagem. Para as imagens de televisão, a resolução é especificada em termos de "linhas de definição", indicando tipicamente a resolução horizontal. 

 

Resolução horizontal

 

É o número máximo de linhas verticais, contadas horizontalmente, que podem ser vistas nitidamente. Câmeras de alta qualidade oferecem uma resolução superior a 700 linhas; as de HDTV chegam a mais de 1.000. O formato VHS padrão produz 240 linhas de resolução horizontal, enquanto mais de 400 linhas são possíveis com câmeras S-VHS, S-VHS-C e Hi-8.

A resolução horizontal pode ser afetada tanto pela qualidade do monitor como também pela fonte geradora do sinal. A terminologia “linhas de resolução horizontal” é, de certa forma, subjetiva e está sendo substituída por outra mais moderna que conta os pixels exibidos.

 

Resolução vertical

 

É o número de linhas horizontais que formam um quadro de vídeo. 

Nos sistemas NTSC e PAL-M, por exemplo, o total é de 525 linhas e esse valor não varia com a qualidade do equipamento utilizado. Dessas linhas são exibidas 480; as outras são reservadas para conter informações que orientam o desenho das imagens na tela.

Câmera de vídeo

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

clique aqui

Resolução da tela

 

O tamanho de uma imagem de vídeo é medido em pixels para vídeo digital, ou em linhas horizontais e verticais para vídeo analógico. No formato digital (por exemplo, Standard Definition Television – SDTV), valem as resoluções 720/704/640 × 480i60, para NTSC, e 768/720 × 576i50, para PAL ou SECAM. No entanto, no formato analógico, permanece constante o número de linhas visíveis para varredura (486 para NTSC; 576 para PAL), enquanto a medida horizontal varia com a qualidade do sinal: cerca de 320 pixels por varredura para uma qualidade Video Cassette Recording (VCR), 400 pixels para transmissões de TV e 720 pixels para as fontes de DVD. A proporção é preservada por causa de non-square pixels *.

 

Os novos televisores de alta definição (HDTV) são capazes de resoluções de até 1.920 × 1.080p, 60 Hz, ou seja, 1.920 pixels por linha por 1.080 linhas, progressiva, a 60 quadros por segundo.

 

A resolução para vídeos 3D é medida em voxels (elemento de imagem, volume que representa um valor no espaço tridimensional). Por exemplo: 512 × 512 × 512 voxels de resolução.

 

* Non-square pixels

Tipo de pixel utilizado no padrão de vídeo Standard-Definition no qual a altura não possui o mesmo tamanho do comprimento, de modo que o pixel não possui uma quadratura perfeita.

Curso de televisão

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti