
Mídia eletrônica profissional


Técnicas
de
Produção
de
Rádio
A morte do rádio foi anunciada pelo menos duas vezes: a primeira,quando surgiu o cinema; depois, com o advento da televisão. No entanto, em virtude de sua versatilidade e de seu imediatismo, o veículo continua mais vivo do que nunca. É possível ouvir rádio enquanto dirigimos, trabalhamos ou exercemos as mais variadas
atividades. Não é preciso parar o que se está fazendo para ouvi-lo.
O rádio, assim como a televisão, é um dos mais importantes meios de comunicação, responsável pela difusão de entretenimento e de informação para grande parte da população. Esse veículo de comunicação de massa atua como instrumento de disseminação de notícias, informações, prestação de serviços, entretenimento, cultura, educação e publicidade.
Apesar dessas qualidades, contudo, o rádio depende basicamente de um profissional: o locutor, elemento vital para seu sucesso.
O locutor é aquele que, apenas com palavras, consegue transformar um meio basicamente auditivo em imagens, estimulando a imaginação do radiouvinte a criar a sua própria representação do que está sendo dito. É aquele que, simplesmente lendo um texto, conquista a audiência e provoca os mais variados sentimentos e reações.