
Mídia eletrônica profissional


Como movimentar corretamente uma câmera
Ricardo Pizzotti
A principal regra para todo movimento de câmera é que ele deverá passar despercebido. Os movimentos devem sempre ser suaves e uniformes para que não distraiam a atenção do espectador.
Um movimento de câmera pode ser interessante, mas pode causar problemas. É preciso ter uma razão para fazê-lo, como seguir uma ação ou ajudar a contar a história, por exemplo.
Os principais movimentos de câmera são:
Panorâmica ou pan: movimento de câmera a partir de uma posição fixa. Pode ser empregado para mostrar o ambiente ou acompanhar o movimento de um personagem ou veículo. A pan deve ser uniforme e ter a mesma velocidade do princípio ao fim. O início e o fim do movimento devem ser estudados com antecedência, definindo-se corretamente o enquadramento nas duas pontas.
Pan vertical ou tilt: giro para cima ou para baixo sem tirar a câmera do lugar.
Travelling (truck): movimento físico da câmera, o qual acompanha o movimento do personagem ou de alguma coisa que se move à mesma velocidade. É usado também para dar um novo ângulo à cena. De acordo com a estabilidade necessária, recomenda-se o uso da plataforma sobre trilhos.
Dolly: movimento de aproximação física da câmera (dolly in) ou afastamento (dolly out). Nesse movimento, é necessário ajustar o foco constantemente, pois a distância entre a câmera e o objeto é variável. Para realizar um dolly suave, o recurso mais utilizado é a plataforma sobre trilhos.Pedestal: movimento de subida e descida da câmera ao longo de um eixo vertical.
Following shot: movimento de câmera que mantém o assunto em quadro. Combina diferentes movimentos, como pan e tilt. É um movimento muito difícil, pois o operador precisa manter a estabilidade da câmera ao mesmo tempo em que anda (ou corre), respira e controla a distância e o foco. Para resultados mais satisfatórios, deve-se utilizar um estabilizador do tipo Steadicam. Saiba mais



Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo
clique aqui

