Aprenda usar o vectorscope

Ricardo Pizzotti

Normalmente o vectorscope é usado junto com o monitor de waveform.
Enquanto um monitor de waveform exibe informações sobre todas as partes do sinal de vídeo - amplitude (voltagem) no eixo vertical e tempo no eixo horizontal, o vectorscope exibe somente informações sobre a porção de crominância (cor) do sinal.


Há dois parâmetros importantes do sinal de crominância que podem sofrer distorções visíveis na imagem: a amplitude (ganho) e a fase (timing). 
Amplitude é uma medida independente e pode ser feita  com um monitor de waveform. Fase é a relação entre dois sinais, nesse caso, a relação entre o sinal de crominância e o burst. Com o vectorscope descobre-se imediatamente a distorção da fase e do ganho do sinal de crominância.

Controles

O primeiro princípio que deve ser lembrado quando se opera o vectorscope é que os controles não afetam o sinal de vídeo. O único modo para ajustar esse sinal é manuseando os controles do equipamento que fornece ou transfere o sinal de vídeo. 


Os controles básicos — como foco, escala e intensidade — são evidentes e autoexplicativos. 
Os controles de ganho fornecem um modo para calibrar a exibição para 75% ou 100% color bars. Um controle variável amplia o traço para compensar baixos níveis de sinal, permitindo a análise em maior detalhe.


Para balanceamento do branco de câmeras, o uso desse controle permite mais visibilidade do detalhe da informação branca e preta perto do centro do display do vectorscope. O controle de fase é usado para alinhar o vetor de burst no eixo horizontal (apontando para zero grau, ou nove horas). Se o color burst não estiver nessa posição, o sinal não estará corretamente alinhado, assim, não fornece informações realmente úteis. Conforme o controle de fase é girado, o traço inteiro se locomove sobre o ponto de centro.


Quando se verifica a exibição do sinal de barras coloridas em um vectorscope, deve-se ver em primeiro lugar:

 

  • Um ponto luminoso no centro do display.

  • O color burst no eixo horizontal estendido até a marca de 75%.

Além disso, deve-se observar se o waveform indica:

  • Nível de preto a 7,5 IRE.

  • Luminância (barra branca) a 100 IRE.


Novamente, use o controle de fase para assegurar que o vetor do color burst está posicionado corretamente e que os vetores dos pontos coloridos estão nos respectivos boxes. Com essa posição de referência estabelecida, qualquer diferença em outros sinais que serão selecionados ficará clara.


No centro do monitor do vectorscope, há a indicação do sinal neutro de preto e branco. À esquerda está o color burst, sinal de sincronismo de cor.


O vectorscope foi projetado para trabalhar com um sinal de color bars, que consiste de informação de brilho (luminância) e de cor (crominância).

 
As cores mostradas no vectorscope são iguais às da barra de cores. No sentido horário, o amarelo (yellow) está a 10° além do color burst; o vermelho (red), a 76°; o magenta, a 120°; o azul (blue), a 190°; o ciano (cyan), a 256°; e o verde (green), a 300°. 
Cada barra do sinal do color bars gera um ponto na tela do vectorscope. Cada cor deve terminar em uma pequena marca quadrada indicando se o nível de croma está correto.

 

Quando um ponto está mais próximo do centro, a amplitude do sinal é menor. Se um ponto está além das marcas, aproximando-se do extremo da tela, a amplitude do sinal de croma está muito alta. 


Se os pontos estão à esquerda ou à direita do centro das marcas, o sinal de cor está desbalanceado (erro de fase diferencial).


A linha horizontal que divide ao meio o círculo ligando o zero grau a 180° é usada como uma referência para posicionar o burst corretamente (o burst é indicado pela parte do traço que se prolonga do centro para a posição de 180°). As marcas para a esquerda do display indicam a correta amplitude do burst para 75% ou 100%.


Na extremidade esquerda e perto da circunferência exterior existe um grid usado para medir o ganho diferencial e a fase. 


A exibição do vectorscope é criada decodificando a porção crominância do sinal de vídeo em seus dois componentes: B-Y (azul menos luminância) e R-Y (vermelho menos luminância). Esses dois sinais são então colocados um em frente ao outro, com B-Y no eixo horizontal e R-Y no eixo vertical. Saiba mais

Produção de televisão

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti