O Mapa de luz

Ricardo Pizzotti

O mapa de luz é uma planta que mostra a disposição de todos os projetores, a sua orientação e a zona que iluminam na cena. Trata-se de um instrumento de comunicação entre os profissionais envolvidos no espetáculo.

 

O desenho de iluminação é dividido em três partes: pesquisa, criação e execução do desenho. 


O iluminador deve saber primeiro qual é o assunto ou assuntos principais da cena, quer seja um ou vários elementos enquadrados, qual o lado de cada elemento de cena e quais os detalhes devem ser valorizados. Esses dados podem ser obtidos com o diretor do programa ou do espetáculo, com as pessoas da cena ou com o cenógrafo e são necessários para uma boa iluminação. Tais informações darão as diretrizes para cada fonte de luz.

 

Os seguintes elementos devem constar no desenho de iluminação:

 

  • Planta baixa em escala dos espaços do local da montagem e, se necessário, com vistas frontais, laterais e de perspectiva.

  • Informações sobre a estrutura de suporte técnico existente no espaço, como cenografia, varas de iluminação, proscênio, etc.

  • Distribuição e desenho dos elementos cenográficos (camas, mesas, cadeiras, paredes, janelas, etc.).

  • Componentes que formam a estrutura de energia da fonte luminosa como tomadas das varas de iluminação, arandelas, tomadas de chão, fiações, quadros de tensão.

  • Ferramentas utilizadas como refletores (tipo, potência, fabricante, modelo, acessórios, etc.), equipamentos de efeitos e maquinaria. 

luzes do palco
Iluminação para vídeo

Software de iluminação
O uso de computador no desenho de iluminação oferece inúmeras vantagens sobre o desenho à mão.

 
No mercado, há programas que executam plantas em variados ângulos, com pré-visualização tridimensional, precisão arquitetônica e técnica quase real. Esses softwares carregam uma biblioteca de instrumentos, acessórios e estruturas das principais marcas disponíveis. Além disso, eles são, na maioria das vezes, compatíveis com mesas de controle digital. 

 

Um deles é o Wysiwyg da Cast Software, programa que ajuda a planificar de forma fácil e eficiente todas as complexidades dos projetos de iluminação e cenografia, permitindo gerir listas de estruturas, equipamentos, cabos e acessórios, elaboração de plantas, opções de programação, além de permitir uma visão real do resultado final pretendido em simulação 3D.

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti