Iluminação em estúdios de telejornalismo

WILLIANS CEROZZI BALAN

"Há vinte anos passados (em 1960), o telejornal era só um locutor com cara de triste e uma mulher com vestido decotado diante de um mapa meteorológico. A iluminação não passava quase que de um "flashlight" com as pilhas fracas. A medida que a televisão cresceu, descobriu que o jornalismo é o setor que a televisão consegue realmente brilhar e atingir picos altíssimos."

"Há vinte anos passados (em 1960), o telejornal era só um locutor com cara de triste e uma mulher com vestido decotado diante de um mapa meteorológico. A iluminação não passava quase que de um "flashlight" com as pilhas fracas. A medida que a televisão cresceu, descobriu que o jornalismo é o setor que a televisão consegue realmente brilhar e atingir picos altíssimos."

"Hoje o telejornalismo é não só um grande negócio, mas é também uma grande produção. O jornalismo representa a essência da credibilidade de uma estação ou rede de televisão. A cobertura jornalística pela TV pode influenciar a opinião pública nacional, pode até ajudar a eleger um presidente."

curso de produção de televisão

Produção e direção de televisão e vídeo

CURSO COMPLETO

A importância do telejornal como programa informativo não poderia ser maior que a preocupação com os índices de audiência. A premissa que rege as emissoras comerciais dita que se não tem audiência, não tem publicidade. Sem publicidade não tem verba. Sem verba o programa sai do ar. No entanto não basta informar com pluralidade e imparcialidade. Tornava-se necessário também que o telejornal fosse agradável e atraísse a atenção do telespectador.

 

Estes ingredientes fizeram com que os jornalistas responsáveis pelo conteúdo informativo preocupassem-se também com o conteúdo estético. A composição de imagem já consagrada nas pinturas e nos filmes passou a fazer parte da composição dos cenários de telejornal. Sempre tentando assegurar o telespectador frente à TV.

Observamos hoje que todos os telejornais valorizam tanto os cenários quanto a iluminação apresentador/cenário. A técnica adotada para iluminação dos estúdios de telejornalismo segue os princípios já conhecidos no cinema: para um personagem utiliza-se a técnica de iluminação de três pontos e para mais personagens a complementação dos três pontos. A seguir descrevemos as técnicas adotadas na atualidade.

Como é feito com todos os outros programas, os programas informativos valorizam tanto os cenários quanto a iluminação. Na iluminação dos estúdios de telejornalismo, utiliza-se a técnica de iluminação de três pontos e para mais personagens, a complementação dos três pontos.

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti