top of page
Como entrevistar

Como obter bons resultados nas entrevistas

Ricardo Pizzotti

Em seu livro Entrevista, Carlos Tramontina lembra que todo entrevistador faz a mesma coisa: perguntas. Mas cada um desenvolve um estilo próprio, prepara-se de maneira diferente e usa estratégias variadas para conseguir boas respostas. Não há boa entrevista sem bom entrevistador. “Entrevistar não é somente fazer uma pergunta, esperar uma resposta e juntar à resposta outra pergunta. É um exercício profissional trabalhoso e ingrato.”


Conforme Joseph Folliet (1961), “esse gênero exige muita intuição, delicadeza, perfeito conhecimento do assunto, do entrevistado, de sua vida e de sua obra, uma grande probidade — um exterior, enfim, que inspire confiança e incite à confidência”.


Em Telejornalismo, Albertino Aor da Cunha (1990) observa que o entrevistador nunca deve completar as frases do entrevistado, nem falar ao mesmo tempo que ele, nem estimulá-lo com gestos, expressões faciais, etc. Deve deixar qualquer julgamento para o telespectador ou para o ouvinte (no caso do rádio). Deve ser discreto e simpático, usando sempre a terceira pessoa. É aconselhável não mencionar temas paralelos que não conheça perfeitamente; o entrevistado poderá fazer questionamentos que o repórter não domina e, com isso, ele não terá meios de continuar a entrevista.


A pergunta é influenciada pelo modo como o entrevistador se comporta, o que envolve a comunicação silenciosa dos gestos, a expressão facial, a atenção concentrada, e, em determinadas situações, até o modo como ele se veste. Na verdade, o entrevistador pergunta também com o corpo, por isso precisa aprender a controlar o nervosismo, deixando a postura relaxada, soltando os braços e as pernas.

Mais do que em qualquer outro veículo, a entrevista televisiva devassa a intimidade do entrevistado a partir de dados como sua roupa, seus gestos, seu olhar, a expressão facial e o ambiente. A produção, nos talk shows televisivos, é geralmente mais cuidada, e o entrevistador, violando um dos preceitos básicos da entrevista jornalística, pode tornar-se a estrela do programa, com todo prejuízo que isso traz para a informação — não necessariamente para o espetáculo. (Lage, 2001, p. 73) 

Algumas dicas para obter bons resultados nas entrevistas:
•    Pesquise a vida do entrevistado. Use o departamento de pesquisa ou consulte outras pessoas. Levante tudo sobre a pessoa ou sobre o tema da entrevista.


•    Defina a entrevista, escolhendo o enfoque e delimitando assuntos.


•    Evite perguntas gerais, como “O que você acha?” ou “O que você pensa sobre isso?”. Se o entrevistado for daqueles que gostam de falar, uma pergunta genérica pode significar respostas enormes e, na televisão, tempo é dinheiro.


•    Seja específico e direto. É difícil alguém driblar o entrevistador quando ele faz perguntas objetivas. O pior que pode acontecer é o entrevistado ficar mal diante do telespectador ao dar respostas evasivas.


•    Se possível, converse antes com o entrevistado para organizar melhor as ideias. Anote as perguntas, mesmo as que forem feitas durante essa conversa.

Curso de produção de TV

Leia também:

bottom of page