O processo de montagem em vídeo

Criando uma sequência

Ricardo Pizzotti

Uma filmagem é um modo de contar uma história com imagens. As imagens devem ser montadas, seja na hora da gravação ou na edição posterior, de maneira que a história seja coerente e que o espectador a entenda.

  

Uma cena é uma sequência de imagens unidas, cada uma exibida em um determinado espaço de tempo, criando uma sensação de continuidade. A posição da câmera em relação ao que está sendo filmado é chamada de plano. É a unidade básica de um filme. É a tomada feita pela câmara de uma só vez, sem interrupção.

 

Uma cena é composta por uma série de planos ligados a uma só ação ou situados num mesmo cenário. 

 

A gravação de uma cena com diversos planos dá mais ritmo tornando a cena mais dinâmica.

Como operar câmeras

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

Em geral uma cena fica melhor quando se utiliza diversos planos. Para que a estória seja coerente é preciso dar uma continuidade que o espectador entenda. 

 

Muitas vezes as tomadas de uma cena não são feitas na mesma hora ou no mesmo dia e nem na ordem que serão exibidas.  

       

Para que não seja quebrada a continuidade devemos levar em conta a iluminação, o tamanho dos personagens, sua posição no quadro, a direção do movimento e do olhar e o seguimento da ação.

Operação de câmeras
Manual do cinegrafista

A direção do olhar

A direção do movimento   

                

Todas as tomadas devem ser feitas, a princípio, sem ultrapassar uma linha imaginária que passa à frente da câmera. Se uma tomada for feita a mais de 180 graus, terá cruzado o eixo da ação invertendo a direção da cena na tela.

                  

Um corte para um plano do outro lado do eixo faz com que pareça que o personagem mudou de direção. Para evitar esse problema insira entre os cortes uma tomada neutra ou uma tomada com a câmera sobre eixo. Outra maneira é fazer um movimento de travelling sobre o eixo mostrando claramente a mudança de posição da câmera.

Sequência certa com a colocação de um take (3) sobre o eixo.

Num jogo de futebol, por exemplo, todas as câmeras ficam do mesmo lado do campo. Se uma dessas câmeras fosse colocada do outro lado o eixo ficaria invertido, parecendo que os times trocaram de lado.


Quando um carro vai da esquerda para a direita, na tomada seguinte ele deve continuar indo na mesma direção para não passar a sensação que ele está voltando. Uma tomada do motorista deve também respeitar essa direção.


A continuidade visual


Um erro muito comum é cortar de um plano geral para um plano fechado onde os personagens não estão na mesma posição ou estão fazendo coisas diferentes. A iluminação, o som e até a direção do vento também deve ser respeitado para uma perfeita continuidade. No filme Titanic há um erro sério de continuidade em uma cena onde o casal principal está no convés: em um plano o vento está em uma direção e no plano seguinte em outra. 


Continuidade dos objetos


É preciso também muita atenção com os objetos de cena para evitar que sumam ou apareçam de repente.


Evite os saltos


Quando há um corte de um plano para outro com a câmera na mesma posição acontece um pulo na imagem. Isto pode ser evitado mudando a câmera de posição ou acrescentando-se na edição uma tomada neutra entre eles.  

Saiba mais

Aprenda operar câmeras

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti