Como criar gráficos e títulos profissionais 

Ricardo Pizzotti

A criação de títulos profissionais e gráficos em uma produção de vídeo não é tarefa fácil. Como editor, muitas vezes você pode ficar sobrecarregado criando títulos que correspondam à estética de sua produção.

 

Embora os aplicativos mais comuns venham com geradores de textos com diversos efeitos, é importante procurar fazer tudo sempre com o máximo de simplicidade.


Alguns designers (geralmente os que possuem mais ferramentas) tendem a utilizar muitos recursos em títulos e gráficos, acrescentando camada sobre camada, adicionando diversos movimentos e cores. Isso polui muito a imagem para o telespectador. O truque para qualquer editor é ter consciência do contexto e do significado de suas decisões de edição, inclusive do tipo de fonte a ser usada.


Você deve escolher a fonte de acordo com a sua produção. Por exemplo, se está editando um spot de 30 segundos para um restaurante elegante, tem que usar um tipo de letra que transmita ideia de elegância, sofisticação e que seja fácil de ler. Quando se trata de incrementar suas produções, um editor não linear é uma ótima ferramenta. Aqui estão algumas dicas para adicionar títulos e legendas em vídeo:

  • Insira títulos com cuidado. O vídeo no formato NTSC tem algumas limitações. Ele exibe imagens com uma resolução menor do que a do computador, portanto, não devemos usar fontes pequenas e linhas finas. Além disso, o NTSC não lida com a cor tão bem como o VGA. Por isso, evite títulos com matizes altamente saturadas, especialmente cores quentes, como a vermelha e a laranja. 

  • O vídeo é implacável quando se trata de tipos que têm muitos detalhes. Geralmente, serifas prejudicam a leitura, mas não todas, apenas as que são tão pequenas em detalhes que parecem que as letras piscam. É uma distração ruim para o telespectador. Então, escolha um tipo de letra que tenha linhas mais limpas ou mais grossas.

  • Em alguns casos, o aumento do espaçamento entre as letras do título (“kerning”) facilita a leitura.

 

  • Observe com cuidado a legibilidade dos caracteres contra a cor e o brilho do fundo. O contorno (outline) existente nos programas de edição não linear melhoram a legibilidade dos títulos, principalmente quando o fundo tem cor parecida com a das letras.

 

  • O título deve ser exibido durante tempo suficiente para que seja lido.

Câmera Transmissão de Vídeo

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

clique aqui

Os receptores de televisão geralmente cortam as bordas do quadro. Para que o quadro não fique cortado, os títulos devem estar a 20% das margens, e as imagens, a 10%.

Trabalho em televisão

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti