Cabos, conectores e adaptadores de áudio (2)

Condutores elétricos responsáveis pela transmissão de energia.

Ricardo Pizzotti

Cabo digital

 

Existem dois tipos de cabos de áudio digital: óptico e coaxial. Os cabos óticos usam a luz como forma de transmissão de dados (nesse caso, o áudio). Sua construção é feita a partir das fibras ópticas, que são revestidas por uma camada de resina, coberta por outra de plástico. Muitos equipamentos digitais possuem conexões óticas, pois elas não conduzem pulsos elétricos e, assim, inibem o surgimento de ruído de baixa frequência permitindo que os dados alcancem grandes distâncias sem perdas. Os cabos digitais são utilizados para a conexão de mesas de mixagem, computadores e outras unidades de estúdio.

 

Conectores

 

Conexões são as ligações entre os elementos de um sistema. Podemos separá-las conforme o nível de sinal que circula e a sua finalidade (entrada ou saída).

 

  • Nível de sinal de microfone, entre -20 dBV e -60 dBV, ou menos, 

  • Nível de sinal de linha, entre +20 dBV e -20 dBV. 

  • Nível de sinal de alto-falante, acima de +20 dBV. 

 

Basicamente, há dois tipos de ligação entre dois equipamentos de áudio: a conexão balanceada e a não balanceada. 

 

A conexão balanceada ou equilibrada mantém o sinal menos sujeito a interferências externas. Usa três condutores — positivo, negativo e terra (dois fios e a proteção). O terra serve para proteger o equipamento e não leva nenhum sinal. A diferença entre um cabo balanceado e outro não balanceado é, simplesmente, a existência de um condutor extra. 

 

Esse tipo de ligação elimina qualquer tipo de ruído que pode ser captado pelo cabo, como interferência de radiofrequência. A entrada balanceada também é necessária quando são enviados sinais de baixo nível a distâncias maiores que quinze metros. Sistemas de sonorização profissional utilizam esse tipo de fio na ligação de equipamentos.

 

A conexão desbalanceada utiliza cabo com um só condutor interno encapado por isolante e envolto por uma blindagem e com uma capa externa. Esse tipo de ligação está sujeito a interferências externas, como a de outros cabos elétricos próximos, de luz fluorescente, etc. Em geral, conexões de áudio balanceadas são usadas em equipamentos de baixa impedância, enquanto conexões desbalanceadas são utilizadas em equipamento de alta impedância.

Um conector, também chamado plugue, é um dispositivo eletromecânico que faz a ligação elétrica entre condutores e entre a porta de entrada de um equipamento e a porta de saída de outro, unindo as duas pontas e fazendo o conjunto funcionar. Da mesma forma que temos um tipo de fio para cada uso, também existe um tipo de conector para cada tipo de utilização. Os conectores mais empregados em áudio são o XLR de três pinos (Cannon), os conectores RCA e os TRS.

 

Conector XLR

 

O conector mais empregado em áudio profissional é o XLR, também conhecido como Cannon. Para cabos de áudio balanceados, principalmente para microfones, as versões de três pinos, macho e fêmea, são as utilizadas com mais frequência.O XLR macho tem três pinos e é usado para saída de sinal, enquanto o XLR fêmea é usado para entrada. Esse tipo de conector é muito resistente e, em geral, possui trava de segurança para evitar desligamento acidental. Cabos com XLR nas extremidades quase sempre indicam conexões balanceadas. Estas são encontradas em microfones tanto de baixa como de alta impedância.

É sempre recomendável utilizar fios balanceados para a ligação de microfones. Estes fios são formados por três condutores, e cada um é conectado a um terminal diferente. Logo, o conector também deve ter três terminais. A norma internacional (IEC 268) especifica qual deve ser a pinagem dos plugues XLR:

 

      • Pino (terminal) 1: malha de terra.

      • Pino (terminal) 2: fase ou positivo.

      • Pino (terminal) 3: neutro ou negativo.

 

Conectores TS, TRS e TRRS 

 

Família de conectores utilizada para a transmissão de sinais analógicos, principalmente de áudio. O conector chamado TS (Tip-Sleeve) possui dois contatos e é utilizado para transmitir sinais mono. 

 

O TRS (Tip-Ring-Sleeve) apresenta três contatos, e o TRRS (Tip-Ring-Ring-Sleeve), quatro contatos. Ambos são empregados para transmitir sinais estéreo. No Brasil, os conectores TS e TRS são conhecidos como P1 (TS ou TRS 2,5 mm), P2 (TS 3,5 mm), P3 (TRS 3,5 mm), P10 (TS 6,35 mm) e P20 (TRS 6,35 mm).

Conectores P10

 

A maioria dos instrumentos musicais utiliza cabos coaxiais e conectores P10 (¼”). Existem plugues P10 mono e estéreo. Os plugues mono têm apenas uma ponta isolada para a fase, e o restante funciona como terra; além disso, funcionam em conjunto com cabos coaxiais. Já os conectores estéreo têm duas pontas isoladas e o terra e funcionam em conjunto com cabos balanceados.

Conector P2

 

Tem o mesmo formato do plugue P10, mas proporcionalmente é muito menor. É adequado para o uso em aparelhos portáteis, tais como discmans, MP3 players e para os fones de ouvido desses aparelhos.

 

Conector banana

 

Conector de uma só polaridade utilizado, por exemplo, para conectar cabos de caixas de som às saídas de amplificadores de potência ou pontas de provas a um multímetro. O plugue banana geralmente é confundido com o P10

Conector Speakon

 

Projetado para a interconexão de sistemas de amplificação (amplificadores de potência) e monitoramento (alto-falantes e monitores) de equipamentos de áudio. Permite o uso de fios de grande bitola.

Miniplugue

 

O miniplugue é utilizado em equipamentos de áudio domésticos ou semiprofissionais. É encontrado em dois tamanhos: 3,5 mm — como os de fones de walkman, e 2,5 mm, usado em saídas de linha de fones de ouvido. Quase sempre indica conexão desbalanceada. Uma placa de som de computador também aceita esse conector para alto--falantes, conexões line in/line out, e também para os microfones. 

 

O miniplugue óptico, semelhante em tamanho ao conector padrão de 3,5 mm, é projetado para aplicações em áudio digital.

Conector RCA

 

O conector do tipo RCA ou phono plug (nome derivado da palavra phonograph) é utilizado para a ligação de aparelhos com um sinal de nível “linha” ou de toca-discos. Outros equipamentos musicais semiprofissionais também usam o conector RCA. Por oferecer apenas dois contatos, esse plugue não conduz sinais balanceados. Para som estéreo, dois conectores RCA entregam o sinal de áudio composto analógico para os canais esquerdo e direito do áudio.

Conector RCA

 

O conector do tipo RCA ou phono plug (nome derivado da palavra phonograph) é utilizado para a ligação de aparelhos com um sinal de nível “linha” ou de toca-discos. Outros equipamentos musicais semiprofissionais também usam o conector RCA. Por oferecer apenas dois contatos, esse plugue não conduz sinais balanceados. Para som estéreo, dois conectores RCA entregam o sinal de áudio composto analógico para os canais esquerdo e direito do áudio.

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti