Como é feita a reprodução das cores em dispositivos eletrônicos

Ricardo Pizzotti

RGB é a abreviatura do sistema de cores  aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.

 

Cores aditivas

 

O sol envia raios de luz em feixes para a terra. A luz na forma como conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma radiação eletromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. 

A luz que percebemos como branca, na realidade, contem o espectro de cores completo. Cada cor oscila em outro comprimento de onda e nos percebemos comprimentos diferenciados de ondas como tons de cor diferenciados. Se todas estas cores forem colocadas uma sobre as outras será obtida a luz branca. 

 

Os objetos que o olho humano vê são, na verdade, a luz refletida e absorvida por eles. Se o objeto for branco, é porque ele tem a capacidade de refletir todos os componentes de cor que a fonte de luz está jogando sobre ele. Uma pera é amarela, por exemplo, porque ela absorve o vermelho e reflete o azul e o verde. Um tecido é preto porque absorve todos os componentes de cor e não reflete nenhum.

Team or Cameraman with camera and woman

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

clique aqui

produto_edited_edited.png
Curso de
Locução de rádio

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti