O trabalho do cinegrafista em estúdio

Instruções para cinegrafistas em estúdio

Ricardo Pizzotti

       · A exposição é controlada pelo engenheiro de vídeo, que também é responsável por certificar-se de que as câmeras estão em fase, ou seja, estão devidamente reguladas, de modo que as cores estejam corretas. Um bom engenheiro deve periodicamente verificar a saturação de cor.

 

       · O cinegrafista de estúdio é responsável pelo enquadramento, pelo foco e pela composição da imagem. Alguns diretores aceitam uma sugestão de enquadramento, outros não.

 

       · Entenda perfeitamente todos os controles de sua câmera e o que eles fazem. Ao contrário de uma câmera de jornalismo, ENG, a câmera de estúdio não permite o ajuste de dioptria; por isso, se você usa óculos, é fundamental usá-los. Escolha óculos de leitura ou mesmo bifocais para assegurar um foco preciso.

       · Verifique se seu fone de ouvido funciona em ambas as direções, de modo que você possa tanto ouvir seu diretor como falar com ele. Uma vez que você estará trabalhando em um ambiente ao vivo, lembre-se de que você vai ouvir muito mais do que responder. Portanto, diga só o que for importante.

 

      · Ajuste os controles para que você aplique uma força igual tanto em pan como em tilt.

 

      · Assim que tiver ajustado o viewfinder e o pedestal, familiarize-se com o controle do zoom motorizado para alcançar a velocidade de zoom desejada e a direção para aproximar e afastar. No foco, saiba qual a direção para usar os controles para longe ou perto. 

 

      · Assim que tiver ajustado o viewfinder e o pedestal, familiarize-se com o controle do zoom motorizado para alcançar a velocidade de zoom desejada e a direção para aproximar e afastar. No foco, saiba qual a direção para usar os controles para longe ou perto. Você deve saber operar todos os controles instintivamente quando receber um comando do diretor. Pratique o movimento do pedestal para cima e para baixo para saber quanto você precisa forçá-lo. Saiba mais

Manual do cinegrafista

Aprenda tudo sobre operação de câmeras de vídeo

QUERO APRENDER

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti