Manual do cinegrafista

Operação de câmeras de vídeo

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Atores, diretores, jornalistas, escritores e produtores são responsáveis por aquilo que vemos nas telas do cinema e da televisão, mas nada estaria lá sem o operador de câmera.


Esse profissional, conhecido também como cinegrafista, repórter cinematográfico, UPJ (unidade portátil de jornalismo) ou simplesmente  “câmera”, opera câmeras de televisão ou de cinema, registrando imagens que são usadas em noticiários, documentários, eventos, comerciais e todos os tipos de programas de televisão, ao vivo ou gravados. Também pode executar tarefas adicionais, como edição e, em alguns casos, produção. Há uma grande variedade de opções de emprego, até mesmo em emissoras de televisão, produtoras, organizações esportivas e corporações. 


O trabalho de operação de câmera de vídeo requer criatividade e amplo conhecimento técnico de modelos de equipamentos, lentes e iluminação e a capacidade de operar câmeras em configurações diferentes — como as de estúdios e portáteis. Requer também capacidade de trabalhar em equipe e sob pressão, além de ter boa comunicação e domínio de equipamentos de edição e de softwares. Além disso tudo, os profissionais freelancers também devem ter habilidades de negócio.


Um operador de câmera profissional tem a oportunidade de fazer algo diferente a cada dia. Pode ser uma aventura emocionante, como estar ao lado de uma equipe de jornalistas fazendo a cobertura de uma guerra, fazer parte de uma produção para o cinema ou para a televisão e trabalhar com artistas famosos ou simplesmente gravar o programa de notícias.

 

O Manual do cinegrafista visa dar apoio aos iniciantes e aos profissionais do ramo e se propõe a fornecer todas as orientações necessárias para o exercício dessa fascinante atividade de operação de câmera. 

Autor: Ricardo Pizzotti

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Conteúdo

#
3D


A
Abertura da íris        
Acústica                
Ajustes do monitor
AGC        
Angulação                
AVCHD
                
B
Back focus            
Backlight                    
Balanceamento da câmera
Balanço de branco
Balanço de preto    
Baterias                
Betacam SP            
Betacam SX            
Betacam                
Black gamma            
Blanking                
Brilho

C     
Cabo de câmera
Câmera, Como segurar a   
Câmeras de estúdio
Câmera de vídeo
Câmeras EFP
Câmeras ENG            
CCD                        
CCU                       
Chromakey 
Chroma saturation

Chromatic Aberration 

Cinema digital

Claquete    

Composição de imagem

Composição triangular 

Continuidade

Contraste, relação deCor     

Cor e luz        

Criando uma sequência 

Crispening

Cruzeta 

D   
Dália                
Detail
Diafragma                
Digital 8                
Digital Betacam
Digital, formatos            
Digital-S                
Diopter    
Direção            
Direção de programas
Direção do movimento, A
Diretor de imagens    
Distância focal
Dolly
Drop frame            
DV
DVC Pro
DVC Pro 50                    
DVC Pro 100HD            
DVCAM
DVCPro        
DVD

E  
Efeitos de imagem
ENG, câmeras                
Enquadramento            
Equilíbrio de preto
Equipamentos auxiliares    
Estabilizadores de câmera
Exposição


F    
Filtros ND
Filtros e acessórios
Filtros, graus dos        
Firewire                
Foco
Following shot            
Forma, composição        
Formato analógico        
Formato digital            
Formatos amadores        
Formatos de microfones    
Formatos profissionais
Função pré-record        
Funcionamento da câmera
Full HD 3d

G    

Gama dinâmica

Ganho — AGC          

Genlock    

Glidecam            

Graus dos filtros    

Grua

H
HDCAM SR    
HDCAM                
HDMI
HDV                
Hi-8 

   

I   
i.Link    
Iluminação
Interfaces

J
Jump cut


K
Kit Lowell
knee
Knee saturation

L   
Latitude                
Lente conversora        
Lentes
Level depend 
Ligeirinho                
Linguagem            
Linhas, composição        
Listras de zebra
Longitudinal Time Code
Luz
Luz em reportagem

M

M, formato

Match cut              

Massa

Matiz, cor            

Matte box            

Medidores de luz    

Memory stick

Mesa de corte          

MicroDrive            

Microfone de contato 

Microfone de estúdio

Microfone de lapela      

Microfone de mão

Microfone PZM          

Microfone sem fio      

Microfone Shotgun      

Microfone em reportagem   

MicroMV    

Microlink        

MiniDV              

Monitor

Monopé    

Motion control          

Movimentos de câmera  

Movimentos de cena  

N  
Nightshot
Nível de iluminação 

       

O   
Objetiva                
Objetiva zoom            
Obturador 

 

P
P2, cartão
Pan vertical
Parasol
Peaking                
Pedestal – Master black    
Posicionamento de câmeras   
Principais tipos de filtros    
Produção            
Profundidade de campo    
Profundidade, composição   
Progressive scan
Proporção áurea
Protetor de vento

 

Q   
Quadros e campos        
Quantização  

         

R
Rack focus
Regra dos 180 graus            
Regra dos terços        
Regras de composição    
Relação de aspecto        
Relação de contraste    
Ritmo, O

  

Satellite News Gathering    
Saturação
SDHC, cartão            
Sensores de imagem        
Serial Digital Interface (SDI)   
Sinais de mão            
Sinal analógico 

Sinal de barras    
Sinal de crominância
Sinal de luminância        
Sinal de vídeo                         
Sinal digital    
Slots
Slots para cartões
SNG
SMPTE Color Bars
SSX Card
Stand up
Sun gun        
Suportes de câmera    
Steadicam    
S-VHS                
S-VHS-C
    
 

T

Tally light            

Taxa de amostragem

Telejornalismo      

Teleprompter          

Temperatura de cor

Temperatura termodinâmica

Tempo fílmico    

Textura, composição        

Time code    

Tilt        

Tipos de objetivas        

Tipos de planos            

Tipos e modelos de câmerasTriax

TripéTruck  

          

U
Ultra High Definition Video
UMJ - Unidade Móvel de Jornalismo
USB

V
Variable Frame Rate
Vertical Interval Time Code    
VHS                
VHS-C                
Vídeo componente
Vídeo composto        
Vídeo entrelaçado        
Vídeo não entrelaçado    
Visor
Visor ocular

W
White balance

X
XDCAM HD

Y
Y/C 

   

Z
Zebra, listras de    

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti