Cenográfica

Técnicas

de

Produção

A planta cenográfica
A planta cenográfica
Glossário de cenografia
Principais termos usados em cenografia
O projeto cenográfico
O cenário cenográfico e seus elementos.
Confecção do projeto cenográfico
Cenografia no cinema e na televisão
As cores e seus efeitos
Estudo das cores na cenografia
A cor e a iluminação em cenários
A cor e a iluminação em cenários
Cenografia virtual na TV
Cenografia virtual na TV
Cenografia para TV
Cenografia para TV
Tipos de cenários
Os tipos de cenários
Capturar
Cenografia no telejornal
A composição cenográfica
A composição cenográfica
Mostrar Mais

Cenografia é a arte e a técnica de projetar e construir cenários para teatro, cinema, televisão, eventos ou espaços temáticos. É um conjunto de elementos físicos e virtuais cuja função é montar o ambiente do espaço cênico, incluindo-se a decoração, os acessórios e a iluminação. O nome “cenografia” vem do grego skenographia, que é composto de skené (cena) e graphein (escrever, desenhar, pintar, colorir). 


A cenografia ajuda a contar a história, ilustrando onde se passa a ação — o clima, o dia, a hora —, e a refletir a personalidade e a situação econômica e social dos personagens.


Para Décio Pignatari (1984) o papel e significado da cenografia 
não é apenas um signo que denota e conota um ambiente e/ou uma época, ou que informa um espaço, configurando-o: a boa cenografia é a que participa também da ação narrativa, que não é apenas algo externo à ação, decorativamente, mas que se identifica até com o estado psicológico dos personagens ou o ambiente da cena. Como o nome está dizendo, a cenografia é uma escritura da cena, é uma escrita não verbal, icônica, que deve imbricar-se nos demais elementos dramáticos, trágicos ou cômicos.


Conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (Ministério do Trabalho e Emprego, 2010), os cenógrafos (set designers), também chamados de cenaristas
formulam conceito artístico da cenografia, pesquisando a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens, autor e conteúdo possibilitando a compreensão do texto, dão corpo às palavras no espaço e no tempo e criam ambientes e atmosferas que valorizam e enfatizam a concepção cênica; elaboram projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade na utilização de materiais e ajustes com equipes (artística, técnica e de produção) e acompanham sua concretização, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outras equipes envolvidas na montagem da cenografia; reelaboram o projeto cenográfico para adaptar a cenografia a novos lugares e espaços. 

Aprenda cenografia
Cenografia

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti