
Mídia eletrônica profissional


Conheça o funcionamento da CCU (Camera Control Unit)
A CCU é um aparelho que, interligado à câmera, ajusta todos os seus controles principais (exposição, nível de preto, balanço de branco, ganho, convergência, etc.). Conectado à câmera por um cabo triaxial ou, na câmera digital, por um cabo de fibra óptica, permite o controle a distância do sinal de vídeo.
O trabalho do operador de CCU, ou do engenheiro de vídeo, é configurar e ajustar os diferentes parâmetros da câmera para a gravação correta, conforme a necessidade do produto audiovisual.
Entre suas funções, destaca-se a de manter a todo o momento o sinal de vídeo dentro dos valores para broadcast (de -3 a +7mv).
A partir daí, ele configura a câmera de acordo com as diferentes necessidades de cada cena: ajustes da íris, ganho de vídeo (video gain) ou brilho, pedestal — controle do nível de preto, da fase da subportadora (subcarrier phase), do ganho de vermelho e azul, ajuste do comprimento dos cabos utilizados em cada câmera - cable lengh setting, etc.
Quando se trabalha com várias câmeras é necessário igualar todas elas para que não haja nas imagens variações indesejáveis na cor, no brilho, no contraste ou na definição quando cortarmos de um equipamento para outro.
Cuidados especiais são necessários nos ajustes dos níveis de brancos e pretos.

Procedimentos para o balanceamento da câmera pela CCU:
1. Colocar um cartão branco no local onde se dará a gravação, com a iluminação acertada.
2. Fechar o zoom até enquadrar o cartão em todo o quadro.
3. Ajustar a íris pelo waveform em cerca de oitenta unidades IRE.
4. Apertar o botão WHITE.
5. Apertar o botão BLACK.
6. Ajustar a íris de modo que o branco não passe de cem unidades IRE no waveform.

Controles básicos da CCU:
1. MONITOR: cada CCU deve estar ligado a um monitor para acompanhamento do operador de vídeo.
2. CONTROLES DO MONITOR: brilho, contraste, etc.
3. LÂMPADA INDICATIVA (TALLY LAMP): acende quando a câmera está no ar.
4. LOCK SWITCH: acionando-se o lock switch, os ajustes da CCU não poderão ser mudados.
5. INTERCOM JACK: conexão de headset para comunicação por meio do sistema.
6. CALL BOTTOM: quando acionado, a lâmpada tally da câmera acenderá. Esse botão é usado para chamar o operador de câmera.
7. PHASE/SC/H: controle que ajusta o subcarrier e a fase horizontal da câmera. O controle de H-phase (fase horizontal) causa um atraso (delay) no vídeo de uma câmera de forma que esta irá se ajustar ao timing das outras.
8. AUTO/CENT: alinha os tubos de uma câmera de três tubos. Nas câmeras com CCD, essa função não é utilizada.
9. MODE SELECTOR: seleciona o sinal de saída da câmera e do CCU.
BARS: coloca o sinal de barras coloridas em todas as saídas.
CAMERA: coloca o sinal da câmera em todas as saídas.
10. GAIN SELECTOR (seletor de ganho): normalmente deve ser utilizado em 0 dB. Aumentando-se o ganho, aumenta-se também o ruído da imagem.
11. W/B BALANCE: controle que altera o equilíbrio das cores da imagem processadas pela CCU.
PRESET: mantém o ajuste de fábrica para a temperatura de cor-padrão (3.200 K).
AUTO: para o balanceamento automático do branco e preto usando os controles WHITE e BLACK. Esse método é utilizado para produções em estúdio.
MANUAL: para o ajuste manual do branco e do preto usando o controle MANUAL GAIN e MANUAL PED. É utilizado para modificar as cores da imagem diferentemente que o normal.
12. BLACK: ajusta o preto automaticamente com o botão PRESET/AUTO/MANUAL selecionado em AUTO. Acionando-se esse botão, a íris da câmera fechará automaticamente e o ajuste acontecerá em poucos segundos.
13. WHITE: ajusta o equilíbrio de branco automaticamente com o PRESET/AUTO/MANUAL selecionado em AUTO. Acionando-se esse botão, a íris da câmera fecha automaticamente e o ajuste acontecerá em poucos segundos.
14. PED R/B: controle manual do pedestal. Esse controle aumenta ou diminui a quantidade de vermelho ou azul nas áreas escuras. Funciona com o PRESET/AUTO/MANUAL em MANUAL.
15. GAIN R/B: controle manual de ganho. Aumenta ou diminui a quantia de vermelho e branco nas áreas brancas da imagem. Para funcionar, o seletor PRESET/AUTO/MANUAL deverá estar em MANUAL.
16. IRIS: controle manual da íris. O seletor MANUAL/AUTO deve estar em MANUAL para esse controle funcionar.
17. MASTER PEDESTAL: controle que ajusta o nível de preto da imagem.
18. MANUAL/AUTO IRIS: controle manual ou automático da íris.
MANUAL: para controle manual da abertura da íris.
AUTO: íris se ajusta automaticamente.
19. POWER: botão liga/desliga.