Características das fontes luminosas

Ricardo Pizzotti

No sistema aditivo, qualquer cor pode ser definida com três parâmetros: matiz, brilho e saturação. 

Matiz: o matiz (hue) ou brilho é a cor em sua máxima intensidade.

 

O azul deve produzir um matiz azul. Uma rosa vermelha tem matiz vermelho. Para se mudar o matiz de uma cor, acrescenta-se a ela outro matiz. Podemos obter quase todos os matizes pela combinação de vermelho (R, de red), verde (G, de green) e azul (B, de blue). 


Brilho: brilho ou luminância é a quantidade de intensidade de luz refletida. Em uma imagem, as partes mais luminosas têm mais brilho do que as mais escuras. As cores têm graus de brilho diferentes e são reproduzidas, em preto e branco, em diferentes tons de cinza. Assim, o vermelho escuro, por exemplo, tem pouco brilho, enquanto o amarelo tem mais. Essa variação permite a reprodução de imagens coloridas também em preto e branco. 


O sinal de crominância ou de cor inclui as informações de matiz e saturação, sem o brilho. A crominância mais o brilho formam a imagem colorida.

curso de produção de televisão

Produção e direção de televisão e vídeo

CURSO COMPLETO

Quando um raio luminoso incide sobre um objeto, determina nesse objeto uma zona de luz e uma zona de sombra delimitada pela forma. A distância que separa as intensidades respectivas dessas duas zonas constitui aquilo a que se chama o contraste. O contraste depende do gosto artístico do diretor de fotografia. É através do contraste que o diretor de fotografia se exprime e dá à imagem uma cor e sonoridade própria. A atmosfera nascerá do jogo sutil das luzes e das sombras, cinzenta e triste, brilhante e luxuosa, dura e acre, conforme a história, o meio no qual ela se desenrola e a psicologia das personagens que a animam.

Henri Agel, O cinema - Porto Civilização Editora, 1972.

Fotografia de paisagem
Dicas para fotografar paisagens
Instagram
Como postar no Instagram
Como ganhar dinheiro sendo fotografo
Como ganhar dinheiro sendo fotografo
Como fotografar o pôr do sol
Aprenda a fotografar o pôr do sol
Mostrar Mais

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti