Os diferentes tipos de caixas acústicas

Sonofletores - caixas de som

Ricardo Pizzotti

Os alto-falantes devem ficar em algum tipo de caixa acústica para não terem sua eficiência reduzida, causada pelo cancelamento mútuo das ondas sonoras produzidas nas partes dianteira e traseira do cone. As caixas acústicas são construídas com material pesado e espesso para que a vibração de suas paredes seja reduzida. A sua superfície interna é coberta com materiais absorventes acústicos, como feltro e lã de vidro, para reduzir as reflexões das ondas sonoras originadas na parte traseira dos falantes.

Tipos

 

Os alto-falantes são construídos para operar em faixas de frequência específicas. Para a cobertura de todo o espectro são utilizados sonofletores com dois ou mais alto-falantes. Quanto ao princípio de funcionamento, as caixas são classificadas em: 

 

      Caixa ativa e caixa passiva: a caixa ativa tem amplificador embutido; a passiva usa amplificador externo.

 

      Caixa simples: caixa sem preocupação com a acústica, apenas para dar suporte ao alto-falante.

 

      Baffle infinito (defletor): sua finalidade é desviar parte das ondas sonoras, especificamente as produzidas na parte posterior do falante, reduzindo o cancelamento de fase.

 

      Caixa fechada (closed box): essa caixa é hermeticamente fechada, podendo ser preenchida com material fonoabsorvente, que retém parte da energia sonora gerada pela parte traseira do alto-falante.

 

      Bass-reflex (refletor de graves): caixa dotada de um duto ou de uma abertura por onde são canalizadas as baixas frequências produzidas na parte posterior dos alto-falantes, permitindo sua ressonância em uma frequência baixa. São as mais conhecidas e utilizadas, em virtude de sua grande eficiência na reprodução dos sons graves. 

 

      Caixa band pass: também conhecida como caixas passa-banda. São construídas com dois ou mais compartimentos independentes, um para a frente do woofer e outro para trás. O compartimento dianteiro é semelhante ao de um gabinete ventilado, e o compartimento traseiro parece muito com uma caixa selada. São projetadas basicamente para reproduzir graves. 

Locução de rádio

Curso de locução de rádio

Par de Caixas Acústicas Yamaha NS-777BL com 250W RMS de Potência

Kit Caixas Acústicas Home Theater 5.0 Mod Proxima - Pure Acoustics

      Caixa cornetas (horn loaded): caixa muito grande capaz de converter em energia acústica 50% do sinal entregue pelo amplificador. A grande vantagem dela é a alta direcionalidade do som emitido.

 

      Sonofletores de falantes múltiplos (full-range): essas caixas possuem tweeters, mid-ranges e woofers possibilitando cobrir boa parte do espectro audível de frequências. Há em seu interior um circuito passivo que separa as frequências e as envia ao alto-falante certo, protegendo-os de sobrecarga e melhorando a qualidade do sinal sonoro.  

Alguns modelos de monitores são projetados especificamente para a reprodução muito precisa do áudio em estúdios de gravação. Eles foram concebidos para reproduzir o som com coloração mínima. Também chamados monitores de referência.

Produção de áudio na TV

2017 - 2020 © Ricardo Pizzotti