
Mídia eletrônica profissional


As cores e seus efeitos na cenografia
Estudo das cores na cenografia
©2011 Interligar - http://www.interligar.com.br
Imagine um mundo totalmente em preto e branco. Ou como se tudo estivesse dentro de uma escala de cinza. Certamente não conseguiríamos conviver com tal realidade. As cores são essenciais para a nossa vida. Elas transmitem sensações diversas e nos alimentam de emoções as mais variadas possíveis. Seus efeitos são tão potentes que artistas, designers, arquitetos e criadores de um modo geral buscam compreender cada vez mais sobre psicologia da cor, para criar situações específicas na percepção humana.
Se observarmos bem marcas e produtos a nossa volta, vemos que a escolha da cor geralmente está relacionada ao tipo de serviço que é oferecido ou à função a qual o produto é destinado. Isso porque cada cor irá produzir determinado efeito, que pode ser completamente diferente dependendo da combinação que for utilizada. Um exemplo bem marcante é a forte utilização do vermelho em marcas de redes de alimentação fast food. O vermelho está associado ao calor e à excitação, é capaz de estimular o apetite, por isso é usado para atrair o paladar das pessoas e despertar o desejo de consumo.
Já em marcas de empresas que exigem maior ênfase em confiança, segurança e seriedade, como bancos, companhias de automóveis, seguradoras e empresas de tecnologia, o azul é uma das cores dominantes, por passar a idéia de confiabilidade e segurança.
O verde representa a vida na maioria de suas aplicações, é ligado à natureza, ao meio ambiente e ao ecológico. Por isso normalmente é a cor escolhida para representar empresas ou produtos ligados à natureza ou à sustentabilidade.
As cores são tão marcantes, que muitas vezes podemos não lembrar o símbolo de uma marca ou de um produto conhecidos, mas certamente conseguimos dizer as suas cores. Alguém tem dúvidas de qual é a cor da Coca-Cola? Ou da Pepsi? Ou do Mc Donald’s?
Cada cor tem suas características próprias, que são importantes por influenciar as respostas adequadas aos estímulos que produzem. Elas devem estar em sintonia com a imagem que se quer transmitir, para terem aceitação dentro da categoria que representam. Toda a identidade visual de uma empresa ou de um produto vai variar, normalmente, das cores de sua marca. Portanto, uma escolha errada pode proporcionar um efeito indesejável e muitas vezes contrário ao pretendido.
As cores podem ter também significados diferentes conforme a cultura. Por isso a escolha das cores para um projeto, seja ele de circulação internacional ou não, deve ser muito bem planejada, e não deve ser feita a partir do gosto pessoal ou simplesmente por estética. Devem ser escolhidas cores que produzam associações psicológicas adequadas aos efeitos desejados.




